Notícias

06.05

Artigo: a oportunidade que está na exportação

Ivan Reinert 
Diretor da UP Comex
 
 
Há alguns anos, com o dólar abaixo dos R$ 2,00, seria quase inacreditável pensar que viveríamos o momento que presenciamos hoje. O consumo nacional em absoluto crescimento e a abundância de produtos internacionais nas prateleiras brasileiras – dos alimentos às roupas, dos equipamentos às tecnologias – fez com que muitas empresas optassem por transferir parte de suas operações para o exterior, importar uma grande fatia da sua matéria-prima ou buscar oportunidades em todo mundo. 
 
Os comparativos com o cenário atual nos levam a um oposto quase perfeito: o consumo nacional em queda, itens internacionais sumindo, companhias nacionalizando processos e buscando opções nacionais em matérias-primas. Mas uma coisa não mudou: as oportunidades seguem abundantes para quem quer crescer. 
 
Não é preciso ir muito longe para perceber que a exportação se tornou uma válvula de escape – quando não de manutenção do crescimento – para muitas companhias brasileiras. A internacionalização de produtos através de representantes e distribuidores em outros países é um objetivo e uma realidade para muitas delas. 
 
Há, no entanto, uma fatia dos empreendedores que ainda não vislumbra esse cenário competitivo, mas muito rentável, do mercado exterior. São os pequenos e médios negócios, que produzem itens inovadores e com valor único de mercado, mas enxergam as operações internacionais com receio. O medo da burocracia, o conhecimento sobre as dificuldades logísticas e a tentativa de realizar internamente esses processos muitas vezes impedem que esses negócios prosperem fora do país. 
 
Todas essas questões são absolutamente compreensíveis. Mas, se para alguns o desaquecimento da economia nacional pode significar perda de rendimentos, para quem entender que é possível encontrar parceiros que cuidem da burocracia e da logística, esse momento pode significar um salto de faturamento e de pulverização de mercados. 
 
Pequenas e médias empresas podem, sim, exportar. A globalização tornou as oportunidades muito amplas, o mercado muito dinâmico e as chances de lucratividade fora do país de origem muito grandes. E nós estamos aqui para mostrar que a sua empresa e a economia nacional podem ganhar muito com isso. 
Enviar e-mail Facebook Instagram